O cantor sertanejo Thiago Brava, de 26 anos, começou sua carreira oficial há 90 dias, mas a música que o consolidou no mundo sertanejo – 360 O arrocha do poder – já é bem conhecida no Brasil e em Goiânia , sua cidade natal. De ritmo envolvente, a letra foi escrita pelo próprio artista, que é formado em publicidade. “É uma história que tem começo meio e fim. Uso a malandragem e o senso criativo do meu lado publicitário para fazer as canções, que têm mensagens simples que chamam a atenção”, afirma.
Em entrevista ao G1 nesta semana, Brava contou que compôs a música depois de sair de uma festa, na capital goiana. “Um dia eu estava em uma balada e vi umas meninas fazendo uma dança. Perguntei o que era e elas me explicaram que era a dançinha do arrocha. Uma delas me explicou que tinha que rebolar em 90 e 360º. Aí eu falei que estava errado e que, na verdade, era 180º. No caminho de volta para casa, a música já estava pronta na minha cabeça”.
O cantor calcula que esteja fazendo uma média de 15 shows por mês em cidades de todas as regiões do Brasil. No próximo dia 23, ele se apresenta em Aparecida de Goiânia, Região Metropolitana, na casa de shows Atlanta Music Hall. Junto com ele fazem show a dupla Zé Ricardo & Thiago e o também sertanejo Cristiano Araújo. A casa fica na BR-153, em Aparecida de Goiânia.
Em um vídeo gravado durante a entrevista, Brava deixou uma mensagem aos internautas agradecendo o carinho dos fãs e ensinou a dançar o arrocha, ritmo que veio da Bahia e foi incorporado a várias canções sertanejas ( assista acima ).
Carreira Antes de assumir a carreira de cantor, Thiago Brava atuou por sete anos em uma empresa de Goiás como publicitário. Apaixonado pela profissão, ele lembra que foi difícil “largar tudo” para entrar no mundo do sertanejo. Para ele, que sempre cantou por hobby, sua relação com a música sempre foi de “amor e ódio”.
“Foi dolorido porque lutei muito para conquistar tudo que conquistei dentro da área publicitária. Levei seis anos para sair da faculdade, enquanto o normal é quatro. Fui um mau aluno, mas era um bom profissional. E foi dolorido abandonar porque foi algo que demorei a vida inteira para conseguir. Deixei com dor no coração”, lembra Brava.
Contudo, ele afirma que hoje não se arrepende. “Neguei essa vocação dentro de mim mesmo por muito tempo”, revela.


A internet foi grande aliada de Thiago Brava. Depois de gravar a música que abriu as portas para sua carreira - há aproximadamente quatro meses -, ele a lançou na internet e, segundo ele, foi o “maior sucesso”. Também foi pela rede que os atuais empresários descobriram o cantor. Sua primeira oportunidade de cantá-la para o público veio na Exposição Agropecuária de Goiânia deste ano.
Brava subiu ao palco no show do cantor Cristiano Araújo e lembra que o público saiu do show já cantando o ‘Arrocha do poder’.
O sertanejo, que antigamente cantava pagode, diz que tira das situações rotineiras inspiração para suas canções. De acordo com ele, as letras que remetem a festas e baladas atraem a atenção do público. Ele conta que se inspira no cantor e compositor Sorocaba, da dupla Fernando & Sorocaba, para compor suas músicas.
Sem saber ainda o quanto vai fazer sucesso, o que, segundo ele, “chegou muito rápido”, Brava já planeja a gravação do primeiro DVD, que deve acontecer até janeiro de 2013.